domingo, 7 de fevereiro de 2016

AS PRIORIDADES DE DEUS SÃO MUITO CLARAS:
- 5 CARACTERÍSTICAS PARA UM HOMEM SER UM BOM MARIDO
(Pastor Myles Munroe - adaptado pelo Pr. Ronan Boechat)

1 - A primeira coisa que Deus deu ao homem foi a sua presença, não uma mulher, não um trabalho, não uma casa, mas a presença santa e íntima de Deus.
A mulher sábia deve encontrar o seu homem e companheiro para uma vida inteira na presença de Deus.

2 - A segunda coisa que Deus deu ao homem foi o trabalho. Trabalhe, cuide da criação, cuide do meu Éden, do meu paraíso.
Um homem maduro e companheiro precisa ter um trabalho antes de ter uma mulher, uma esposa.
“Cultive", ordenou Deus ao homem. Cultivar é retirar o melhor do que está à sua disposição, dos recursos disponíveis ao seu redor. É maximizar o potencial de tudo ao seu redor.

3 - A terceira ordem de Deus é guardar o Jardim. Homens têm de proteger e cuidar de tudo e todos que estão sob a sua responsabilidade. Homens têm estrutura física maior e mais forte que as mulheres não para abusar ou dominar, mas para proteger e servir. A quem muito foi dado muito mais será cobrado.

4 - A quarta coisa que Deus deu ao homem foi a sua Palavra. Deus revelou ao homem a sua vontade que é boa, agradável e eficaz. Inclusive a ordem "não coma do fruto dessa árvores”. A liberdade e os limites estavam postos por Deus. A mulher não estava lá quando Deus falou isso. Caberia, portanto, ao homem discipular a sua esposa na vontade de Deus.
Sem ser autoritário, tirano ou um sabe-tudo, ele deve ser referência espiritual para sua esposa. Ele também deve conhecer e saber discernir a voz de Deus.
Intimidade com Deus não é coisa para mulher apenas, é coisa de marido.

5 - Foi aí que Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só... farei para ele uma mulher com quem ele possa se relacionar de igual para igual".

Mas a que homem Deus estava dizendo isso, que ia ganhar uma esposa?
Ao homem que estava na presença de Deus, que trabalha cultivando e protegendo o jardim e que tinha a Palavra de Deus no seu coração.

Esse homem estaria preparado para receber uma companheira em sua vida e amá-la intensa e delicadamente como Cristo amou a Igreja. Se não, deveriam continuar sozinhos... as mulheres deveriam pensar sobre esses homens que deveriam continuar sozinhos: “antes sós que mal acompanhadas”.


Homens que não têm esse "currículo” vão ser inseguros, vão ferir e oprimir a esposa, não terão a segurança, a maturidade e a humildade de serem parceiros generosos que acolhem, cultivam, protegem, promovem, servem, cuidam e amam a esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário